SESSÃO ESPECIAL | Assembléia Legislativa do Pará debateu a criação da Universidade Federal do Marajó


A criação da Universidade do Marajó (UnM), com sede no município de Breves foi tema de uma sessão especial no dia 11/11, nas dependências do Plenário João Batista na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).

O requerimento solicitando a realização da sessão foi de autoria dos deputados Márcio Miranda (DEM) e Carlos Bordalo (PT), formulado em abril deste ano e, aprovado por unanimidade pelos deputados após a realização da Assembleia Itinerante que visitou 11 municípios do Marajó. “Esta demanda foi voz corrente nos municípios em que visitamos no Arquipélago”, disse o deputado Márcio Miranda, presidente da ALEPA, durante a abertura dos trabalhos.

O Coordenador Geral do Movimento Marajó Forte (MMF), Ricardo Fialho, representou os movimentos sociais marajoaras durante os trabalhos. Para o coordenador, há uma demanda crescente e reprimida por vagas no ensino médio e superior nos 16 municípios que compõem a Mesorregião do Marajó. E, com base em dados do censo escolar e, no quantitativo de vagas ofertadas pelas universidades públicas na região, reivindicou investimentos na Educação do Marajó, como forma de gerar oportunidades e qualidade de vida. Ricardo falou da importância de levar políticas públicas à Ilha, como o Programa PRONATEC, e criação da Universidade Federal do Marajó. Informou que este pleito já foi levado ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional, e agora precisa tornar-se uma realidade para o desenvolvimento regional do Marajó. E, solicitou aos parlamentares, aos representantes das instituições de ensino e autoridades presentes que garantam mais recursos, no orçamento do Estado e da União, para a ampliação da oferta de vagas no ensino médio, técnico-profissionalizante e ensino superior na região. 

O "PLANO DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MESORREGIÃO DO MARAJÓ", elaborado por uma comissão formada pela UFPA, Bancada Federal, Movimento Marajó Forte e AMAM e, que prevê a oferta de 32 turmas de cursos de graduação para atender os 16 municípios que compõem a Mesorregião do Marajó, no biênio 2014-2015, com valor global estimado em R$ 35.153.901,77 foi destacado pelo coordenador do MMF, como uma iniciativa louvável e viável para atender, de forma emergencial, a demanda por vagas no ensino superior na região. Pois, no plano, oito municípios serão contemplados com duas turmas cada no primeiro ano. E, no segundo ano mais oito municípios serão contemplados com duas turmas cada. 

E, finalizando a sua fala encaminhou um pedido, em tom de apelo, aos Parlamentares da Bancada Federal para que apresentassem emendas individuais ao Orçamento Geral do Estado e da União, para a implementação do referido plano, pela UFPA, já a partir do segundo semestre de 2014. 

UFPA

O Reitor da UFPa, Carlos Maneschy, pediu mobilização da bancada federal. “A proposta de implantação é factível e uma maior presença de cursos de nível superior na região é possível ainda em 2014”, disse. Para o reitor, é necessário incluir a população do Marajó na sociedade do conhecimento. Ele disse ainda que a proposta de Universidade do Marajó tem que estar relacionada com a uma proposta mais global de melhoria dos padrões de educação, desde o nível fundamental. “Precisamos incorporar a universalidade do conhecimento para mudar os índices de carência mais extrema existentes na região do Marajó”, disse. Também falou da importância de fomentar o Ensino Médio no Marajó, como passo imprescindível para a implantação da Universidade Federal. O reitor lembrou que a educação deve ser compreendida como um sistema amplo, em que todas as etapas precisam ser observadas.

ENCAMINHAMENTOS
 
Bancada Estadual

A aprovação de um requerimento pedindo maior apoio da ALEPA no acompanhamento da luta pela criação da Universidade Federal do Marajó e a marcação de uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para solicitar mais investimentos em educação no arquipélago, propostas formuladas pelo deputado Bordalo, foi um dos encaminhamentos aprovados na sessão especial.

Bancada Federal


Os Deputados Federais Arnaldo Jordy (PPS) e Miriquinho Batista (PT) se comprometeram em destinar recursos, via emendas legislativas individuais – para a Universidade Federal do Pará executar o Plano de Expansão. 


Paulo Rocha, destacou a importância de encaminhamentos concretos para o pleito da Universidade, e de medidas alternativas que promovam avanços na área da educação. Sugeriu a destinação de parte das emendas dos 20 parlamentares do Pará para investimentos na Educação do Marajó.

E, como presidente de honra do PT, Paulo Rocha comprometeu-se a levar esta proposta à bancada paraense no Congresso Nacional, para viabilizar e garantir recursos no valor aproximado de R$8 milhões do Orçamento da União para a execução do plano.

AUTORIDADES PRESENTES
  
Senador da República, Eduardo Suplicy (PT/SP), enviou pronunciamento gravado de apoio à luta pela criação da Universidade Federal do Marajó (ver no final da postagem).
Dois deputados federais da bancada paraense participaram da sessão: Arnaldo Jordy (PPS) e Miriquinho Batista (PT). E, o Ex-Deputado Federal e Presidente de Honra do PT/PA, Paulo Rocha. 

Oito deputados estaduais Márcio Miranda (DEM), Carlos Bordalo (PT), Edmilson Rodrigues (PSOL), Simone Morgado (PMDB), Alfredo Costa (PT), Luiz Rebelo (PP), Eliel Faustino (SDD) e Nilma Lima (PMDB) estiveram na sessão especial.

Três Universidades estiveram presentes na sessão: Carlos Maneschy (Reitor da UFPA), Rubens da Silva (Vice-Reitor da UEPA) e Paulo Santos (Vice-Reitor da UFRA)

O IFPA não enviou representante.

Seis Prefeitos do Marajó participaram da sessão: Adiel Moura (Melgaço), Murilo Guimarães (Muaná), João Luiz (Soure), Benedito Vasconcelos "Filhão" (Cachoeira do Arari), Paulo Ferreira (Portel)  e Consuelo Castro (Ponta de Pedras).
A FAMEP esteve representada pelo Secretário Josenir Nascimento. 

Representando os Vereadores do Marajó, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta de Pedras, Charles Shan.

ENCERRAMENTO


No encerramento da audiência que discutiu os investimentos em educação e a criação da Universidade Federal do Marajó, Carlos Bordalo, na condição de presidente da mesa, fez os encaminhamentos finais. O deputado reforçou os objetivos de destinar parte das emendas de bancadas e dos parlamentares paraenses para financiar o ensino na Ilha do Marajó, e também de agendar audiência do legislativo estadual com o Ministério da Educação para fazer uma reivindicação conjunta. O deputado do PT agradeceu a presença de todos e de todas, e convidou todos os membros do Movimento Marajó Forte presentes para virem até a frente da mesa para cantarem o Hino do Pará, como forma de comprometimento com a lutando do Povo Marajoara.

AGRADECIMENTOS  


O Movimento Marajó Forte agradece a todos e a todas que direta ou indiretamente contribuíram para a realização e êxito desta Sessão Especial. E, faz um agradecimento especial aos sumanos e sumanas marajoaras que vieram de seus municípios acompanhar o debate e, reafirmar a sua luta por dias melhores para a nossa gente marajoara.

Forte Abraço & Saudações Marajoaras!!!

LEIA MAIS EM:

Blog do Bordalo  

Audiência discutiu a criação da Universidade Federal do Marajó na ALEPA


O Liberal (12/11/2013)



ASSISTA OS VÍDEOS:

Senador Eduardo Suplicy (PT/SP) - Mensagem de apoio à criação da Universidade Federal do Marajó 


ALEPA | Marajó Forte - Sessão Especial - Educação no Marajó 


Comentários