UFPA | Reitor recebe Plano Emergencial de Expansão do Ensino Superior no Marajó

Reitor da UFPA, Prof. Dr. Carlos Maneschy, recebendo o Plano Emergencial.

O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Carlos Maneschy, recebeu na quarta-feira (23) o "PLANO EMERGENCIAL DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA A MESORREGIÃO DO MARAJÓ" elaborado por uma comissão formada por representantes da Universidade Federal do Pará, do Movimento Marajó Forte, da Câmara Federal e da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM) e, com contribuições do Grupo em Defesa do Marajó.

O Plano prevê a oferta de 32 turmas de cursos de graduação para atender os 16 municípios que compõem a Mesorregião do Marajó, no biênio 2014-2015. Inicialmente, oito municípios serão contemplados com duas turmas cada no primeiro ano. E, no segundo ano mais oito municípios serão contemplados com duas turmas cada. 

A grade de cursos foi definida segundo critérios de viabilidade pela Universidade e, levando-se em consideração as demandas apresentadas à comissão e as vocações da região. A princípio os cursos definidos como viáveis foram: Administração, Ciências Naturais, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Farmácia, Física (Licenciatura), Geografia, História, Letras (Língua Espanhola), Museologia, Economia, Gestão Pública, Pedagogia, Química (licenciatura), Serviço Social, Artes Visuais e Turismo. Serão ofertadas 40 vagas em cada curso e, o plano prevê atender 1.280 alunos nos dois anos de vigência do plano.

O preenchimento das vagas pelos diversos cursos oferecidos se dará por meio de edital público, através de processo seletivo especial, adotando-se como referência o Exame Nacional do Ensino Médio. O plano prevê a realização de processo seletivo especial no segundo semestre de 2014. 

O valor de um curso (1 ano) está orçado em R$ 244.509,64. E, valor global do plano para atender as 32 turmas (7 anos) está orçado R$ 35.153.901,77.

O Reitor, após a análise dos principais tópicos do plano, declarou "o plano esta bem dimensionado para atender, de forma emergencial, a demanda apresentada durante as audiências realizadas na Reitoria para tratar da elaboração do Projeto da Universidade Federal do Marajó. E, com o plano orçado precisamos agora viabilizar e garantir recursos no Orçamento Geral da União, para 2014, por meio da apresentação de emendas parlamentares individuais pela Bancada Federal no Congresso Nacional". E, quanto ao projeto de criação da Universidade Federal do Marajó acrescentou "este plano é o embrião e, já reúne dados e informações suficientes para dar início a elaboração do Projeto Básico da futura universidade. Bastando apenas, se basear nos projetos elaborados pela UFPA para as recentes universidades criadas no Estado (UFOPA, UNIFESSPA E UFNEP)".

Segundo o Reitor, o Plano Emergencial será apresentado em audiência com o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante. Para essa audiência, a ser requisitada pelo Gabinete do Reitor, para o início do mês de novembro, serão convidados a Bancada Federal do Pará no Congresso Nacional e membros da comissão que elaborou o plano.

O Coordenador do Movimento Marajó Forte, Ricardo Fialho, reforçou o convite para que o Reitor participe e apresente o plano para a sociedade marajoara, durante a Sessão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, que irá debater a Educação na Mesorregião do Marajó, no próximo dia 11/11 (segunda-feira), às 9h, no Auditório João Batista.

(Movimento Marajó Forte)

Comentários