IFPA | Apresenta as possibilidades de expansão do ensino tecnológico no Marajó

Participantes da Audiência no Gabinete do Reitor do IFPA - Prof. Élio Cordeiro

O Magnífico Reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Prof. Dr. Élio Cordeiro e, os Pró-Reitores de Extensão (PROEXT), de Ensino (PROEN) e de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e o Diretor do Campus de Breves, atendendo solicitação, receberam nesta sexta-feira (18) em audiência a Coordenação do Movimento Marajó Forte, Prefeito de Muaná (Murilo Guimarães), Presidente da Câmara de Ponta de Pedras (Charles Shan) e representantes das Prefeituras de Anajás (Euclides), Cachoeira do Arari (Ruver Seabra), Melgaço (Mauro Santos), Portel (Heron Macedo) e assessores da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM) para apresentar as possibilidades de expansão do ensino técnico e tecnológico na mesorregião do Marajó, por meio da ampliação da oferta de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) a partir dos Campi de Belém, Breves e Abaetetuba que atualmente atendem a demanda dos municípios marajoaras. A viabilidade de implantação de novos Polos e/ou construção de Unidades de Educação Profissional (UEP) também foram apresentadas.
 
Pró-Reitora de Extensão - Profa. Dra. Waldinete Rolim.

Segundo dados apresentados pela PROEXT, Profa. Waldinete Rolim, a instituição hoje oferta 745 vagas para o PRONATEC na região, com os cursos sendo atendidos pelo Campus de Breves, Polós de Gurupá e Portel e Unidade Remota de Curralinho. A Pró-Reitora informou que a oferta de vagas pode ser ampliada já em 2014, mediante a pactuação das Prefeituras com o IFPA, apresentando suas demandas, até o dia 31/10, para o IFPA ou para as instituições demandantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC).

A Pro- Reitora de Ensino, Profa. Maria Neusa, apresentou o organograma da instituição, as ações em andamento e o quantitativo de alunos matriculados na instituição na região (Campus de Breves, Polos - Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista). Apresentando a Resolução Nº 017/2013 - CONSUP de 05/04/13 que trata da abrangência e atuação dos campus do IFPA, para que fossem sugeridas modificações na área de abrangência dos campi de Belém, Breves e Abaetetuba. As possíveis ações/ano do IFPA para o biênio 2014/2015 foram apresentadas:

Ano 2014
- Cursos FIC (Cursos de Formação Inicial e Continuada)
- Cursos Técnicos

Ano 2015
- Cursos de Graduação

A Pro- Reitora de Ensino, Profa. Maria Neusa, também sugeriu ao Movimento Marajó Forte o fortalecimento da luta pela educação na região. E, a elaboração de um projeto propondo a criação do Instituto Federal do Marajó.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Prof. Claudio Koller, apresentou o calendário de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2014-2018, informando e demandando as prefeituras o envio das demandas municipais relativas ao IFPA até o final do mês de dezembro para que ela possas ser apresentadas e discutidas nas oficinas de elaboração do PDI.


Coordenador Geral do Movimento Marajó Forte - Ricardo Fialho.
 
O Coordenador Geral do Movimento Marajó Forte, Ricardo Fialho, apresentou o déficit do ensino técnico-profissionalizante e superior na região, com base nos dados do último censo escolar, e falou da importância do ensino técnico-profissionalizante ser ofertado nos 16 municípios que compõem a mesorregião do Marajó, região esta com os piores indicadores sociais e de desenvolvimento do Estado, por ser uma modalidade de ensino que permite ao aluno se profissionalizar em um tempo menor, possibilitando ao egresso a sua inserção no mercado de trabalho local. O Coordenador demandou ao Reitor do IFPA, o envio de ofício para todas as 16 Prefeituras do Marajó informando das possibilidades de expansão do ensino tecnológico e superior na mesorregião do Marajó e, solicitando que apresentem suas demandas. Ao término, convidou o Reitor e todos os Pró-Reitores para a Sessão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) que ocorrerá no dia 11/11 e, que irá debater a educação na região, em todos os níveis. 

Prefeito de Muaná - Murilo Guimarães.

O Prefeito de Muaná, Murilo Guimarães, informou sobre a estrutura de EAD (UAB) em funcionamento no município e, sugeriu a transformação da unidade em Polo ou UEP. E, convidou o Reitor para participar da Reunião dos Prefeitos do Marajó, prevista para ocorrer na segunda quinzena de novembro na sede do município.

Vereador Charles Shan - Presidente da Câmara de Ponta de Pedras.

O Vereador Charles Shan reforçou a importância de se garantir recursos para o pleno funcionamento dos cursos nos municípios por meio dos Planos Plurianuais, para que não ocorra descontinuidade, decorrentes principalmente de mudanças nas gestões municipais.

 
Magnífico Reitor do IFPA - Élio Cordeiro

O Reitor em seu pronunciamento informou que dependendo da parceria com os municípios o IFPA poderá implantar novos Polos ou propor ao MEC a construção de Unidades de Educação Profissional (UEP) para ofertar cursos básicos, técnicos e superiores na região. Mas, para isso os municípios devem apresentar suas demandas para o instituto. Segundo o Reitor, a implantação gradual de novos polos e/ou construção de UEPs na região possibilitaria, no futuro, a implantação de 03 Campus para atender cada uma das três microrregiões do Marajó (Arari, Furo de Breves e Portel). E, como encaminhamento da reunião informou que estará oficiando todas as 16 prefeituras apresentando as possibilidades de expansão do IFPA na região e, solicitando aos municípios a apresentação de suas demandas até o dia 31/10. E, confirmou o agendamento de sua participação na reunião dos prefeitos. O Reitor, encerrou a reunião agradecendo a presença dos participantes e, colocou o IFPA e toda a sua diretoria a disposição para atender e dar os devidos encaminhamentos as demandas que serão apresentadas pelos municípios ao Instituto.

(Movimento Marajó Forte)

Comentários