MARCHA DOS PREFEITOS | FAMEP, AMAM e Movimento Marajó Forte defenderam a demanda - Criação da Universidade Federal do Marajó

Solenidade de abertura da XVI Marcha dos Prefeitos.

O Movimento Marajó Forte (MMF) integrou a comitiva de prefeitos marajoaras que esteve participando da XVI Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília (DF) no período de 09 a 11/07, a convite da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM). O MMF esteve representado pelo seu Coordenador Geral Ricardo Fialho.

A Marcha dos Prefeitos é um evento realizado anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e teve por objetivo debater o cenário de crise econômica que os municípios tem enfrentado e que vem se arrastando ao longo dos últimos anos. E, mostrar a gravidade da situação e reivindicar providências urgentes por parte do governo federal e do Congresso Nacional. Leia a Carta da XVI Marcha.

A programação do evento contemplou, uma reunião dos prefeitos, associações, consórcios e federações com suas respectivas bancadas estaduais no Congresso Nacional para a apresentação das demandas municipalistas e indicação das prioridades de projetos de leis que tramitam no Senado e Câmara Federal. 



Presidente da FAMEP, Helder Barbalho, apresentando as demandas muniipalistas do Pará.

O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Sr. Helder Barbalho, apresentou e defendeu as demandas municipalistas do Estado do Pará durante a reunião de bancada. E, dentre as demandas defendidas estava à criação de três universidades federais no Estado do Pará (Marajó, Amazônia Tocantina e do Xingu).

Prefeita Consuelo Castro (Ponta de Pedras), Presidente da AMAM, apresentando as demandas dos municípios do Marajó.

A presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó, Prefeita Consuelo Castro, apresentou e defendeu as demandas dos municípios marajoaras, destacando que o Marajó é uma região carente e com problemas estruturais e, que precisa ser vista com mais atenção pelos Governos Federal e Estadual. E, dentre as demandas defendidas destacam-se a atenção básica à saúde, controle de endemias, aeródromos, linhão do marajó, execução do plano marajó e, a criação da Universidade Federal do Marajó.

O coordenador do Movimento Marajó Forte, Ricardo Fialho, foi convidado a apresentar a demanda da Universidade Federal do Marajó para os parlamentares e prefeitos presentes. Em sua fala, apresentou os dados relativos à população, indicadores educacionais (demanda), oferta de vagas na região (ensino superior) e das ações e proposições que já tramitam no congresso nacional. E, finalizou a sua fala solicitando atenção e apoio da bancada federal a esta importante demanda da mesorregião do Marajó, ressaltando que a transformação da realidade marajoara, com a melhoria dos indicadores sociais e de desenvolvimento passa necessariamente pela educação pública e de qualidade.

 
Prefeitos Adiel Moura (Melgaço), Léo Arruda (Curralinho), Paulo Ferreira (Portel), Ricardo Fialho (MMF), João Luiz (Soure) e Filhão (Cachoeira do Arari).

O MMF agradece à AMAM pelo convite para compor a comitiva de prefeitos marajoaras, à FAMEP por pautar a criação da Universidade Federal do Marajó nas demandas municipalistas. E, a todos os prefeitos marajoaras que estiveram defendendo as demandas da região.

Forte Abraço & Saudações Marajoaras!!!

Comentários