SEGURANÇA NOS RIOS | Grupamento Fluvial ganha lanchas mais potentes e qualifica policiais

O Grupamento Fluvial do Sistema de Segurança Pública do Estado recebeu nesta semana o reforço de duas lanchas que vão ajudar a combater as ações criminosas nos rios da região, outras 18 voadeiras com capacidade para seis pessoas também vão ser integradas ao trabalho ainda neste semestre. Os policiais que atuam no grupamento vão passar por um curso de operações fluviais no próximo mês de março.

Com atuação no combate ao roubo de balsas, navios e barcos com cargas e passageiros, o grupamento fluvial também faz investigações e operações preventivas nos rios do Pará e promove ações de combate ao transporte clandestino de produtos florestais, de orientação e fiscalização de embarcações e de portos, além de atuar contra a pirataria.

Os policiais estão passando por treinamentos para atuar nas duas novas lanchas que compõem a frota do grupamento, mais modernas que as embarcações atualmente utilizadas. Muito mais potentes, elas poderão, por exemplo, cobrir em até uma hora e meia a distância entre Belém e Soure, na ilha do Marajó.

Além do investimento em novos equipamentos, todas as embarcações do grupamento estão recebendo motores novos, movidos a diesel, o que vai dar uma autonomia maior nas viagens. “A utilização dessas lanchas vai dar uma segurança maior para a população, já que elas têm uma maior autonomia de navegação e isso vai ajudar na chegada dos policiais nos locais das ocorrências que forem feitas pela população”, explicou o capitão Kleverton Firmino, comandante da Companhia Fluvial da Polícia Militar.
Curso

Composto por policiais civis, militares e bombeiros, o efetivo conta com mais de 120 homens dos três órgãos que compõem o grupamento. Em março vai ser realizado o primeiro Curso de Operações Fluviais, que vai ajudar no aperfeiçoamento dos policiais que atuam no meio. O delegado Dilermando Dantas Júnior, diretor do grupamento fluvial, falou que com este trabalho de aperfeiçoamento, o grupo vai ganhar o reforço de novos policiais. “A delegacia vai ganhar mais um delegado e um escrivão e a Policia Militar vai ganhar doze homens. Além disso, vamos aperfeiçoar nossos trabalhos com este curso que vai envolver não só os homens do grupamento, como policiais que trabalham nos mais diversos municipios do nosso Pará”, disse o delegado.

Trabalho Preventivo
O grupamento fluvial tem o apoio da população para fazer o trabalho preventivo. Para acionar os policiais, basta ligar para os números do Centro Integrado de Operações (Ciop) da Polícia Militar, 190 ou 181 (Disque Denúncia). O grupamento dispõe ainda dos telefones 8883-1361 e 8886-1102.

(Agência Pará)


Comentários