FERNANDO GABEIRA (PV) ADERIU A CAMPANHA PRÓ-CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ NO SEMINÁRIO "CIDADES VERDES - ELEIÇÕES LIMPAS"

Na foto (E/D): Zé Carlos do PV, Marluth Fialho, Ediana Andrade, Fernando Gabeira e Ricardo Fialho.

O Movimento Marajó Forte (MMF) no dia 31 de agosto, sexta-feira, participou no hotel Regente de Belém, do seminário “CIDADES VERDES – ELEIÇÕES LIMPAS”, que teve como palestrante o jornalista, ex-deputado federal e escritor, Fernando Gabeira.

Fernando Gabeira durante a palestra "Cidades Verdes - Eleições Limpas".

O seminário “CIDADES VERDES – ELEIÇÕES LIMPAS” foi palco de discussões sobre soluções alternativas para diversos desafios enfrentados nas grandes cidades brasileiras, como: saúde, educação, segurança,  economia, mobilidade urbana, preservação do meio ambiente e inclusão digital. 

O evento serviu também para a divulgação da carta compromisso “Cidades verdes – Eleições limpas”. Elaborada pela Fundação Verde Herbert Daniel, a cartilha visa unificar e estabelecer diretrizes condizentes com a ideologia e a tradição política do Partido Verde. Com isso, os colaboradores da Fundação Herbert Daniel e os dirigentes do Partido Verde desejam provar que é possível fazer política com ética e criatividade no Brasil. 



A carta compromisso “Cidades Verdes – Eleições Limpas” afirma a busca da melhoria da qualidade de vida do cidadão, considerando principalmente o interesse público e a priorização de políticas socioambientais, dos investimentos nas áreas de saúde pública, saneamento, gestão de resíduos, educação e transporte, com mandatos obtidos através de eleições limpas, sem desvio de dinheiro público ou abuso de poder econômico.

Em seu discurso, além dos temas relacionados no seminário, Gabeira chamou a atenção do público para algumas características dessa eleição. Segundo Gabeira, “uma eleição marcada pela falta de credibilidade dos políticos”. Observando o comportamento do cidadão comum, o palestrante destacou o profundo desapontamento do eleitor quando o assunto se refere à ética na política e aponta o que está sendo implicitamente discutido, “é o fato de que não há honestidade previsível no campo da política”, disse.  De acordo com Gabeira, esse despontamento precisa ser vencido, “porém, é importante destacar que não é algo que esteja desprovido de base na realidade”, afirmou o palestrante. 

Explorando outros temas abordados nos seminários anteriores Gabeira destacou, em particular, a vocação de Belém como centro de produção de conhecimento sobre a Amazônia, tornando possível melhorar a vida de seus cidadãos pela educação. Essa vocação, segundo Gabeira, se deve ao fato de Belém concentrar uma quantidade razoável de cientistas  e técnicos que pesquisam e estudam a Amazônia na região, mas ressalta:“imaginem se, além disso, houvesse uma população altamente alfabetizada, uma população altamente conectada, uma população altamente preparada para falar um ou mais idiomas; Seria um impulso econômico extraordinário!”, conclui. Para Gabeira, a educação é a base através da qual podemos levar a cidade para um processo de sustentabilidade.

Ao final de sua palestra, Gabeira respondeu perguntas do público presente. E, também recebeu o convite do Coordenador do MMF, Ricardo Fialho, para aderir a CAMPANHA PRÓ-CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ por meio da assinatura da petição pública endereçada ao MEC, cujo teor pede a criação de uma Universidade Federal na Mesorregião do Marajó. Fernando Gabeira assinou a Petição Pública e recebeu uma camisa e um boné do Movimento Marajó Forte alusivos à campanha.

Na foto (E/D): Zé Carlos do PV, Ricardo Fialho e Fernando Gabeira assinando a petição pública.

O Movimento Marajó Forte (MMF), em nome do Povo Marajoara, agradece ao Fernando Gabeira pela atitude e pelo apoio manifestado por meio da assinatura da petição pública, por uma causa relevante que contribuirá para o desenvolvimento sustentável da Mesorregião do Marajó. E, também agradecemos ao Partido Verde, na pessoa do parceiro José Carlos Lima, em nos convidar para participar do evento e, reforçar em sua fala inicial o convite para que todos os presentes assinassem a petição pública.  

Recebam nossos sinceros agradecimentos! 

Saudações Marajoaras!


Componentes da Mesa:

* Secretário nacional de formação do Partido Verde e diretor técnico da Fundação Verde Herbert Daniel, José Paulo Toffano.

* Presidente do diretório municipal de Belém e conselheiro nacional do Partido Verde, Evandro Ladislau.

* Dirigente nacional do Partido Verde e candidato a vice-prefeito de Belém, José Francisco Pantoja.

* Diretor da Fundação Verde Herbert Daniel e secretário nacional de comunicação do Partido Verde, José Carlos Lima.

* Deputado estadual pelo Partido Verde, Gabriel Guerreiro.

* Deputado federal e candidato a prefeito de Belém, Arnaldo Jordy.

1 Comentários

  1. já aderir ao Movimento MARAJÓ FORTE, sou marajoara de Cachoeira do Arari e sei da necessidade que temos em relação a uma educação de qualidade a nível superior e acessível. não é fácil ter que sair daqui para ir estudar em Belém, principalmente por conta dos custos altos com transporte, moradia entre outras coisas. é bem complicado, seria muito bom se tivesse uma universidade aqui com os cursos que desejamos, pois é bem fácil você perguntar pra alguém que curso a nível superior gostaria de fazer, mas nem sempre é aquele oferecido pelas universidades mais próximas e por esse motivo é fácil encontrar muitos universitários fazendo licenciatura porque não tem outra opção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário