ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) - MESORREGIÃO DO MARAJÓ (2011): acompanhe o desempenho e o trabalho da secretaria municipal de educação do seu município



O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. 

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. 

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Abaixo são apresentados os resultados referentes ao Ideb observado nos 16 municípios que compõem a Mesorregião do Marajó:

IDEB OBSERVADO (4ª série/5º ano)

MUNICÍPIO
2005
2007
2009
2011
META PARA 2011
GURUPÁ
2,4
2,1
3,0
4,1
3,2
BREVES
2,1
2,5
2,7
3,9
3,6
MUANÁ
2,6
2,8
3,7
3,9
3,5
SOURE
2,9
2,6
3,4
3,9
3,7
PONTA DE PEDRAS
2,9
2,4
3,4
3,8
3,7
PORTEL
2,1
2,0
2,7
3,8
3,6
BAGRE
1,9
2,1
2,5
3,7
3,5
SÃO SEBASTIÃO BOA VISTA
2,0
2,4
3,2
3,7
3,1
MELGAÇO
1,7
2,2
3,7
3,6
3,2
AFUÁ
2,4
2,9
3,0
3,4
3,2
ANAJÁS
2,2
1,9
2,6
3,4
3,4
CHAVES
2,7
2,0
1,4
3,4
3,6
SALVATERRA
2,8
2,9
3,4
3,4
3,6
CACHOEIRA DO ARARI
2,1
2,3
3,1
3,2
3,1
CURRALINHO
1,9
2,4
2,5
3,0
3,3
SANTA CRUZ DO ARARI
2,1
2,2
2,6
2,9
2,8


Em 2011, nos anos iniciais do ensino fundamental, os municípios de Chaves, Curralinho e Salvaterra não atigiram a meta estabelecida para os seus municípios (destacados em vermelho). Os anos iniciais, desde o início da avaliação nacional, os municípios de Breves, Muaná, Portel, Bagre, São Sebastião da Boa Vista, Afuá, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari vêm apresentando uma trajetória ascendente (destacados em amarelo).

IDEB OBSERVADO (8ª série/9º ano)

MUNICÍPIO
2005
2007
2009
2011
META PARA 2011
PORTEL
2,6
2,5
3,7
3,8
3,2
BREVES
3,1
3,6
3,6
3,7
3,6
PONTA DE PEDRAS
3,2
2,9
3,2
3,6
3,7
GURUPÁ
3,1
3,1
3,5
3,5
3,6
MELGAÇO
2,7
3,4
3,7
3,5
3,1
SALVATERRA
3,2
3,0
3,2
3,4
3,6
SÃO SEBASTIÃO BOA VISTA
2,7
3,3
3,2
3,3
3,1
CACHOEIRA DO ARARI
2,5
3,0
3,2
3,3
2,9
MUANÁ
3,4
3,4
3,5
3,2
3,8
ANAJÁS
3,3
3,6
3,4
3,2
3,8
CHAVES
0,0
3,0
3,3
3,2
3,3
CURRALINHO
3,0
2,7
3,0
3,1
3,4
BAGRE
3,1
2,5
3,3
2,9
3,6
AFUÁ
3,1
3,1
3,2
2,8
3,5
SOURE***
2,8
2,9
2,9
0,0
3,2
SANTA CRUZ DO ARARI***
0,0
2,2
3,0
0,0
2,6

 *** Sem média na Prova Brasil 2011.


Nos anos finais, os municípios de Ponta de Pedras, Gurupá, Salvaterra, Muaná, Anajás, Curralinho, Bagre, Afuá, Soure e Santa Cruz do Arari não atigiram a meta estabelecida para os seus municípios (destacados em vermelho). Nos anos finais, as notas também têm sido crescentes nos municípios de Breves e Cachoeira do Arari (destacados em amarelo).

Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep /MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. Seis foi a nota obtida pelos países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.

Comentários